Identidade Consciencial

Segundo o dicionário Houaiss (2009) a palavra Identidade é o conjunto de características distintas de determinada pessoa em relação à outra sendo assim possível individualizá-la.A identidade pode ser classificada em 2 categorias:

  1. Identidade Humana: é a personalidade efêmera, temporal constituída de traços ou características advindas da formação moral, cultural, social e educacional da atual existência. É o arremedo ou a caricatura da própria consciência. Neste caso, a memória física, produto da fisiologia do cérebro, é a fonte da identidade humana.
  2. Identidade Consciencial: é a coleção de múltiplos egos constituída de traços ou atributos inerentes à consciência podendo manter-se inalterável, imutável por múltiplas existências. É a versão original, real da própria consciência. Neste caso, a memória integral, produto da parafisiologia do mentalsoma, é a fonte da identidade consciencial.

Já refletiu sobre o senso de identidade pessoal? Como você se vê quanto à realidade do próprio ego? Você tem dúvidas sobre a sua identidade real?

De acordo com o nível evolutivo, o renascimento intrafísico ou a reativação de novo soma (ressoma) impõe a condição de restringimento ou afunilamento da consciência ocasionando a perda de unidades de lucidez (cons) e da identidade pessoal. O resultado dessa perda de identidade consciencial é o subaproveitamento dos conhecimentos, qualidades ou traços-força (trafores) obtidos ao longo da trajetória evolutiva.

A recuperação de unidades de lucidez é o caminho para o resgate da identidade real e em consequência o acesso gradual e progressivo ao repertório de conhecimentos e habilidades da consciência. Eis, por exemplo, 5 efeitos decorrentes do acesso e assunção da identidade consciencial:

  1. Ser capaz de comparar as diferenças e similitudes entre a personalidade humana atual e a identidade consciencial;
  2. Autorreconhecimento de possuir extraordinário acervo de aprendizados e talentos;
  3. Emprego de trafores tornando menos difícil ou problemática viver a vida intrafísica;
  4. Visão retrospectiva e panorâmica do trajeto percorrido até o atual momento evolutivo (holobiografia) indo além da biografia desta existência intrafísica;
  5. Materializar, imprimir ou revelar a realidade intraconsciencial (autenticidade).

A sua consciência é complexa, sofisticada e milenar, possuidora de patrimônio cultural e recursos valiosíssimos. Tal fato motiva você a conhecer a sua real identidade? 

Ricardo Rezende
Natural de Uberaba, MG; graduado em Biblioteconomia; voluntário da Conscienciologia desde 2000; docente da Conscienciologia desde 2006; Cognopolitano desde 2006; tenepessista desde 2014.

2017-08-27T11:44:18+00:00 07/13/2014|

Sede da APEX – Foz do Iguaçu
+55 (45) 2102-1499
contato@apexinternacional.org

APEX – Curitiba
+55 (41) 99934-5007
apexcwb@apexinternacional.org

APEX – Porto Alegre
+55 (51) 99974-1115
apexrs@apexinternacional.org